terça-feira, 24 de março de 2015

DE UMBIGO A UMBIGUINHO... NOSSA HISTÓRIA A PARTIR DE NOSSA ORIGEM!!!

Olá, famílias! Estão gostando do Blog? Estamos adorando os comentários... muito obrigada pelo carinho! Essa semana estudamos tantas coisas legais... Começamos a conhecer nossa origem! Os pequenos devem ter chegado em casa cantando a música "De Umbigo a Umbiguinho" do Toquinho e falando sobre o cordão umbilical... Pois é, estas foram algumas coisas que conhecemos no decorrer desta semana, e foi delicioso descobrir cada uma delas!

Objetivos da Semana:

  • Resgatar a história de vida de cada criança, conhecendo sua origem;
  • Trabalhar coordenação motora fina;
  • Estimular a expressão oral e a socialização de experiências;
  • Proporcionar uma aprendizagem interativa, visual e participativa através da multimídia;
  • Promover autoconhecimento;
  • Fixar a importância de viver em família e cultivar os laços familiares;
Vamos ver como foram algumas de nossas descobertas?


FOMOS À SALA DE MULTIMÍDIA ASSISTIR AO VÍDEO "DE UMBIGO A UMBIGUINHO"


Nossa amiga Cecília se identificou bastante com a história, afinal de contas, um maninho está crescendo na barriga da sua mamãe e as nossas conversas sobre bebês, cordão umbilical e afins, ajudaram-na a compreender melhor o que se passa lá dentro. Que seu irmãozinho venha com muita saúde, Cecília! 


VAMOS CANTAR JUNTOS ESTA LINDA CANÇÃO?


DE UMBIGO A UMBIGUINHO
Toquinho

Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe já pulsava sem querer
O meu pequenino coração,
Que é sempre o primeiro a ser formado
Nesta linda confusão.

Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe já comia pra viver
Cheese salada, bala ou bacalhau.
Vinha tudo pronto e mastigado
No cordão umbilical.

Tanto carinho, quanta atenção.
Colo quentinho, ah! Que tempo bom!
De umbigo a umbiguinho um elo sem fim
Num cordãozinho da mamãe pra mim.

Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe começava a conviver
Com as mais estranhas sensações:
Vontade de comer de madrugada
Marmelada ou camarões.

Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe me virava pra escolher
A mais confortável posição.
São nove meses sem se fazer nada,
Entre água e escuridão.

Tanto carinho, quanta atenção.
Colo quentinho, ah! Que tempo bom!
De umbigo a umbiguinho um elo sem fim
Num cordãozinho da mamãe pra mim.



DEPOIS FOMOS COLORIR NOSSA MAMÃE COM BEBÊ NA BARRIGA


E LIGAR COM UM CORDÃOZINHO, O UMBIGO DO BEBÊ AO DA MAMÃE


E ASSIM FICARAM NOSSOS LINDOS TRABALHOS EXPOSTOS NA SALA!


E HAVIA UMA SURPRESA NA CAIXA PARA CADA UM DE NÓS... O QUE SERÁ???


AS FOTOS DAS NOSSAS FAMÍLIAS!!!

ENTÃO, DEPOIS DE DESENHARMOS NOSSAS FAMÍLIAS DE ACORDO COM NOSSAS FOTOS, COLAMOS NOSSOS DESENHOS EM CASINHAS QUE DECORAMOS E MONTAMOS NOSSO CARTAZ!




SHIIIIIU... É surpresa!!! A partir de amanhã vocês poderão ver nossas casinhas montadas em um lindo mural no nosso pátio!

Esta semana começamos também a trabalhar o significado do Ovo de Páscoa. Mostramos para as crianças que o Ovo é o símbolo da vida, representando no período Pascal a ressureição de Cristo... mas este é o assunto do nosso próximo post!

Até semana que vem, pessoal!

Beijinhos com muito carinho da Professora Michely e da Auxiliar Vanessa!


segunda-feira, 23 de março de 2015

TUDO BEM SER DIFERENTE!!!

Olá, famílias! Esta foi uma semana de muito aprendizado. Conversamos muito sobre as diferenças! Para compreender as diferenças entre nossas características físicas como cor do cabelo, formato dos olhos, tamanho da boca e até altura, fizemos algumas atividades bem legais! Também conhecemos vários locais na nossa escola e comparamos os diferentes espaços. Foi muito divertido!

Objetivos da semana;

  • Construir e Reconhecer a auto-imagem;
  • Interagir e relacionar com o grupo;
  • Identificar semelhanças e diferenças;
  • Identificar as suas características físicas;
  • Trabalhar a noção de classificação por altura;
  • Desenvolver a capacidade de observação e percepção visual;
  • Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o corpo dos colegas;
  • Identificar e reconhecer os espaços físicos da escola;
  • Observar diferenças e semelhanças entre os ambientes;
Abaixo temos algumas fotos destes nossos momentos deliciosos!



DESCOBRIMOS UM ESPELHO DENTRO DA CAIXA MÁGICA!



NELE PERCEBEMOS CADA DETALHE DO NOSSO ROSTINHO...



E COMO TEMOS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES DAS DOS NOSSOS AMIGOS...



OLHINHOS, CABELOS, FORMATO DA BOCA, TAMANHO DO NARIZ... TUDO DIFERENTE!



E FOMOS AO ESPELHO COMPARAR


DEPOIS DESENHAMOS NO ROSTINHO O QUE ESTAVA FALTANDO: 
OLHOS, NARIZ E BOCA
 

DEPOIS COMPLETAMOS OS CABELINHOS COLANDO LÃ, 
DE ACORDO COM A COR DOS NOSSOS CABELOS!


VEJAM QUE LINDOS FICARAM!!!


PASSEAMOS PELA ESCOLA PARA CONHECER
OS DIFERENTES ESPAÇOS CONTIDOS NELA...


A CANTINA

O ORATÓRIO


A SALA DO DIRETOR IZALTINO

A RECEPÇÃO

A SALA DE ESPERA

A TESOURARIA

A SECRETARIA

A SALA DOS PROFESSORES

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

DEPOIS DESENHAMOS A PARTE QUE MAIS GOSTAMOS DE CONHECER


E NOSSOS DESENHOS FICARAM ASSIM...


E ASSIM!


TAMBÉM MEDIMOS NOSSA ALTURA, DESCOBRINDO COMO
TEMOS TAMANHOS DIFERENTES TAMBÉM!


E CONFECCIONAMOS NOSSO PRIMEIRO GRÁFICO DE BARRAS!


 PERCEBEMOS OS PESOS, TEXTURAS E TAMANHOS DIFERENTES ENTRE 
AS BOLAS DE MEIA QUE BRINCAMOS NO PÁTIO


E FIZEMOS UM CIRCUITO DE PSICOMOTRICIDADE!












Assim encerramos nossa semana, conhecendo as diferenças entre nós, o espaço que nos rodeia, os objetos que utilizamos... Foi uma semana muito rica!

Beijinhos e até a próxima!!!

Profª Michely e Auxiliar Vanessa



terça-feira, 17 de março de 2015

AS PALAVRINHAS MÁGICAS E A SOLIDARIEDADE!

Olá, famílias! Esta semana aprendemos tantas coisas lindas... Conhecemos algumas palavras que nos abrem os caminhos, as famosas PALAVRAS MÁGICAS! Descobrimos que ao dizer POR FAVOR, MUITO OBRIGADA, COM LICENÇA, DESCULPA, a convivência com as pessoas à nossa volta fica mais fácil e prazerosa.

Objetivos:

  • Trabalhar boas maneiras com as crianças; 
  • Respeito com o próximo; 
  • Trabalhar a oralidade a expressividade.
Nós assistimos ao vídeo "Palavrinhas Mágicas" da Turma do Seu Lobato e cantamos muito essa música! A seguir, alguns dos nossos momentos:

PINTURA COLETIVA DAS PALAVRAS MÁGICAS




CONFECÇÃO DO CARTAZ





DECORAÇÃO DO CARTAZ





NÃO FICOU LINDO NOSSO CARTAZ PRONTO?



Conhecemos também uma palavra muito importante: SOLIDARIEDADE! Em nossas conversas nós descobrimos que existem várias formas de sermos SOLIDÁRIOS. 

Objetivos: 
  • Compreender que a solidariedade é um valor construído diariamente;
  • Aprender que cultivar a solidariedade favorece a harmonia na sala de aula e em casa; 
  • Estimular atitudes de respeito, acolhida, admiração, cuidado, agradecimento, diálogo e solidariedade;
  • Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração e  expressão artística;
  • Trabalhar a coordenação motora.

Nosso amigo Caio nos deu alguns exemplos: "Ajudando o amigo quando ele cai, quando ele 'tá' dodói e quando tem dor de garganta!" Isso mesmo, Caio! Obrigada pela ajuda... agora sabemos como podemos ajudar alguns amiguinhos. Nós confeccionamos um lindo cartaz para representar o que aprendemos. Aqui vão fotos de algumas etapas desta construção:

PINTURA DO CORAÇÃO COM ROLINHO




APÓS CARIMBARMOS NOSSAS MÃOZINHAS, AJUDAMOS NOSSA PROFESSORA A LEMBRAR DE ALGUMAS PALAVRAS QUE TÊM A VER COM SOLIDARIEDADE. ENTÃO ELA FOI ESCREVENDO NO CARTAZ!



E ASSIM FICOU NOSSO CORAÇÃO... CHEIO DE BONS SENTIMENTOS!



Até a próxima, pessoal!

Beijos com carinho da Professora Michely e Auxiliar Vanessa!